O que é a cultura? Definições

Cultura opõe-se a natura ou natureza, isto é, abrange todos aqueles objectos ou operações que a natureza não produz e que lhe são acrescentados pelo espírito. A fala é já condição de cultura. Por ela se comunicam emoções ou concepções mentais. A religião, a arte, o desporto, o luxo, a ciência e a tecnologia são produtos da cultura.
Este é o sentido mais extenso de cultura, que coincide com o de civilização, palavra que se propagou por via francesa. Cultura, essa, difundiu-se por via alemã.
Em sentido mais restrito, entende-se por cultura todo o conjunto de actividades lúdicas ou utilitárias, intelectuais e afectivas que caracterizam especificamente um determinado povo. Fala-se da cultura dos Esquimós ou dos Pigmeus. Assim entendida, a cultura é estudada pela etnologia. É um sentido global de cultura, considerada em relação a um povo.
Pode restringir-se também a palavra quanto aos temas de análise. Nesse caso, consideramos um conjunto de artes lúdicas – especialmente aquelas que os gregos antigos designavam por “as nove musas” (como a poesia, a música, a dança, a mímica, etc), excluindo a ciência e a tecnologia. Com um significado aproximado usam os Ingleses a palavra folklore, o que se divulgou internacionalmente com o significado de poesia popular.

SARAIVA, António José – O que é a cultura.
Lisboa : Gradiva – Publicações, lda, 2003. p. 11-12.

Comentários